Educador

João Periotto
O educador Paiva Netto com alunos da Supercreche Jesus, que integra o Conjunto Educacional Boa Vontade.

Inovador e constantemente preocupado com o acesso de todos a uma Educação de qualidade, firmada em valores da Cidadania Solidária, Paiva Netto é propositor e consolidador de uma linha educacional composta pela Pedagogia do Afeto (crianças de até 10 anos) e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos).

Aplicada há décadas, de maneira pioneira, na rede de ensino e nos programas socioeducacionais da LBV de sete países, essa proposta tem como um de seus alicerces as seguintes palavras de seu criador: "O afeto que inspira a nossa linha pedagógica, tomado em seu sentido supino, é, além de um sentimento de Alma elevado, uma estratégia política, igualmente compreendida na sua índole mais exalçada, em consonância com a Justiça Social, como uma estratégia de sobrevivência para o indivíduo, povos e nações". Dessa maneira, “fundamenta-se nos valores oriundos do Amor Fraterno, trazido à Terra por diversos luminares, destacadamente Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista”, conforme define seu propositor. 

 A linha educacional tem uma metodologia própria, o Maprei (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva), que tem o objetivo de desenvolver nos estudantes a habilidade investigativa, por meio do incentivo à pesquisa e ao aprofundamento de temas, o cultivo da intuição, além de estimular os educadores a serem eternos aprendizes, construindo o saber com esperança numa sociedade justa, fraterna e solidária.

Priscilla Antunes

Arnaldo Niskier

A permanente preocupação do dirigente da LBV de propiciar às camadas sofridas da sociedade acesso a uma Educação que prima por aliar a instrução à Espiritualidade Ecumênica é, no dizer do professor Arnaldo Niskier, ex-presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), “um esforço notável. Paiva Netto está trazendo uma metodologia escolar inédita, que precisa de professores especializados que não estão disponíveis na praça e, portanto, terão de ser preparados dentro de uma sistemática original e revolucionária do ponto de vista pedagógico”.

Cida Linares

Dois aspectos marcantes de Paiva Netto: o caráter de educador e sua forte ação humanitária. Não por acaso, é o criador da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que compõem a linha educacional aplicada, com sucesso, nas unidades da LBV.

O valor de tal empreendimento também levou o saudoso jornalista Ibrahim Sued (1924-1995) a escolher Paiva Netto para uma entrevista sobre os rumos da Educação, tendo sido a última grande reportagem da longa e vitoriosa carreira de Ibrahim, considerado o pioneiro do colunismo social do Brasil, por ter entrevistado poucas e seletas personalidades, entre as quais o presidente norte-americano John Kennedy (1917-1963), o papa Paulo VI (1897-1978) e, na inauguração da cidade de Brasília, o presidente brasileiro Juscelino Kubitschek (1902-1976). A Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico têm recebido destaque de personalidades do mundo inteiro, presentes nos mais variados eventos que a Legião da Boa Vontade participa, sobretudo na Organização das Nações Unidas, levando suas recomendações e boas práticas no campo da educação.

Eduarda Pereira

Anna Mwasha (C), da Tanzânia, com Rosana Bertolin (E) e Conceição de Albuquerque, da LBV.

Numa dessas ocasiões, em 2007, manifestou-se a diretora do Departamento de Erradicação da Pobreza do Ministério do Planejamento Econômico e Empoderamento da República da Tanzânia, Anna Mwasha: “A LBV está fazendo um trabalho maravilhoso, principalmente garantindo que as crianças recebam uma Educação com qualidade e valores. São valores diferenciados, que desenvolvem seu cérebro e coração. No futuro, essas crianças farão toda a diferença na sociedade, mudando-a completamente, fazendo a Paz predominar por toda parte. Isso me deixou muito emocionada. Nos países mais desenvolvidos, fala-se muito em melhorar a qualidade da Educação, mas entendo que a Legião da Boa Vontade luta, principalmente, por formar o caráter das crianças com valores como o Amor e fazer com que elas se tornem calmas, conscientes. Uma Educação firmada nesses valores pode mudar completamente uma sociedade, fazer as pessoas viver em Paz e, dessa forma, melhorar o mundo inteiro. Daí o símbolo da LBV, com o coração azul. Essa logomarca significa muito, pois quer dizer Amor, é um símbolo global. E se alguém tem Amor, sabemos que a Paz estará lá, que o desenvolvimento estará lá”.